Depressão Americana de 1929
Popularmente teve seu início no dia 24 de outubro de 1929, quando a bolsa de valores de Nova Yourk (New Yourk Stock Exchange) caiu drasticamente desencadeando a Quinta-Feira Negra. Como a produção industrial já estava em queda, milhares de acionistas perderam da noite para o dia tudo o que possuíam. Com o aumento da inflação e queda brusca nas vendas dos produtos, inúmeros comércios e indústrias fecharam, criando um desemprego em massa.
Vários países sentiram os efeitos da Grande Depressão, tais como: Alemanha, Países Baixos, Austrália, França, Itália, reino unido, e Canadá. Já em países pouco industrializados na época como o Brasil e Argentina tiveram seu processo de industrialização acelerado.
Já a União Soviética não sofreu nenhum abalo por se tratar de uma economia socialista.
Uma das causas da grande depressão foi o fim da Primeira Guerra Mundial, onde os países Europeus estavam devastados, sem possibilidade de consumo de produtos das industrias norte-americanas, essas industrias não vendiam, a demanda era maior do que a procura, classificando a crise como uma crise de superprodução.
Em contrapartida, os economistas alegam uma outra hipótese para a causa da grande depressão foi uma politica monetária catastroficamente mal planejada, com a política de reduzir as reservas monetárias, imaginando-se assim reduzir uma suposta inflação, nos anos que a precederam.
Nos Estados Unidos, durante a década de 1920 e 1930, cerca de 14 mil instituições financeiras foram fechadas, por emprestarem grande quantia de dinheiro principalmente à fazendeiros, onde os mesmos eram