Doenças causadas por protozoários parasitas
O reino protista é composto pelos protozoários e pelas algas unicelulares. O termo protozoário significa “primeiro animal”. Esse termo foi designado para agrupar organismos eucariontes unicelulares com características próprias dos animais, como capacidade de deslocamento e heterotrofia. Os principais grupos de protozoários são Sarconídeos, Flagelados, Ciliados e Esporozoários.
Os Sarconídeos são protozoários que se locomovem utilizando projeções celulares denominadas pseudópodes. Os Flagelados são os que se locomovem usando flagelos. Os ciliados se locomovem utilizando cílios. Os Esporozoários não possuem estruturas locomotoras, mas podem se deslocar por deslizamento ou flexões do corpo.
Doenças causadas por protozoários parasitas envolvem, basicamente, dois locais de parasitismo: o sangue e o tubo digestório. No entanto, a pele, o coração, os órgãos do sistema genital e os sistema linfático também constituem locais em que os parasitas podem se instalar. Essas doenças envolvem, em seu ciclo, hospedeiros, isto é, organismos vivos em que os parasitas se desenvolvem.
Caso o agente parasitário utilize dois hospedeiros para completar o seu ciclo de vida, considera-se como hospedeiro definitivo aquele local no qual o parasita se reproduz assexuadamente. Hospedeiro intermediário é aquele no qual o parasita se reproduz assexuadamente.
Quase sempre o homem atua como hospedeiro definitivo; na malária, no entanto, a reprodução sexuada dos parasitas ocorre nos pernilongos que são, então, considerados hospedeiros definitivos, sendo o homem o hospedeiro intermediário.
DOENÇA DE CHAGAS
Doença causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi que é transmitido pelas fezes de um inseto (triatoma) conhecido como barbeiro. O nome do parasita foi dado por seu descobridor, o cientista Carlos Chagas, em homenagem ao também cientista Oswaldo Cruz. Segundo os dados levantados pela Sucen, esse inseto de hábitos noturnos vive nas