doença
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE
PORTO VELHO
2014
BÁRBARA CAROLINA FERREIRA LEAL
ELIANA LIMA FEITOSA
MARIA CAROLINA MELO
MARIA IVETE
SHIRLEY ALVES MAIA
VANIANE CRISTINA DA CRUZ PEDROSA
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A UM PACIENTE PORTADOR DE PIELONEFRITE
Estudo de caso, apresentado como requisito parcial avaliativo da disciplina fundamentos técnico e semiológico de enfermagem 4º período do curso de enfermagem vespertino sob orientação do prof. Jacson Sabino.
PORTO VELHO
2014
1. INTRODUÇÃO
A SAE é uma ferramenta que favorece a melhora da prática assistencial com base no conhecimento, no pensamento e na tomada de decisão clínica com suporte de evidências científicas, obtidas a partir da avaliação dos dados subjetivos e objetivos do individuo, da família e da comunidade com objetivo de aperfeiçoar a capacidade de solucionar problemas, tomar decisões e maximizar oportunidades e recursos formando hábitos de pensamento segundo Bartira de Aguiar Roza (2005).
O estudo de caso foi realizado durante as atividades práticas do 4º semestre da disciplina Fundamentos Técnicos e Semiológicos de Enfermagem, a coleta de dados foi realizada no primeiro campo de prática hospitalar sob supervisão da Prof.ª Enf.ª Rosivania Rodrigues, hospital de Humaitá.
Pretende-se descrever a patologia – pielonefrite da cliente NBD, tratamento, apontar dados pessoais, físicos, Conforme as informações coletadas através de exame físico e identificação de problemas (necessidades humanas básicas afetadas), mostrar a possibilidade de um plano de assistência de enfermagem (SAE), foi realizada a classificação dos diagnósticos de enfermagem e formulação de estratégias a fim de promover uma melhor recuperação e /ou enfrentamento da doença pela paciente. O plano assistencial foi embasado nos diagnósticos e intervenções de