Doença do sono
A Doença do Sono, ou Tripanossomíase Humana Africana, é uma infecção parasitária causada pelo Trypanosoma brucei e é transmitida pela picada da mosca tsé-tsé. A doença atinge áreas rurais de 36 países da África Subsaariana e não ocorre no Brasil, mas pode afetar pessoas que visitam estes países. A infecção ataca o sistema nervoso central e, devido aos seus sintomas neurológicos graves, pode ser fatal se não tratada.
Tipos
Existem dois tipos de doença do sono, que são classificados de acordo com a subespécie de parasita envolvido na infecção. Sendo que Uganda é o único país africano que apresenta os dois tipos da doença, que são:
Trypanosoma brucei gambiense: É a forma mais comum da doença, que corresponde a 98% dos casos relatados, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Trypanosoma brucei rhodesiense: Hoje esta forma representa menos de 2% dos casos relatados da doença do sono, de acordo com a OMS.
Causas
O parasita que causa a doença do sono (Trypanosoma) é transmitido para os humanos através da picada das moscas tsé-tsé, que vivem e procriam em regiões quentes e úmidas da África Subsaariana. A mosca, por sua vez, adquire o parasita picando outra pessoa ou animal infectado. Humanos, animais selvagens, domésticos e o gado servem como hospedeiros para o parasita. Há ainda outras formas de infecção, que são menos comuns, como:
Transmissão vertical (de mãe para filho)
Contaminação acidental em laboratórios com agulhas contaminadas
Sintomas de Doença do sono
No primeiro estágio o parasita da doença do sono se multiplica e os sintomas não são específicos, como dores de cabeça e nas articulações, crises de febre e coceira. Já no segundo estágio é quando os sintomas são mais óbvios, mas também mais difíceis de serem tratados. Entre os sintomas do segundo estágio da doença do sono estão:
Mudanças de humor ou comportamento
Confusão mental
Febre
Distúrbios sensoriais e de coordenação
Aumento de linfonodos (ínguas)
Fraqueza
Convulsões