Doença do Olmo Holandês
Doença do olmo holandês
Também pode ser conhecida como Grafiose ou Doença holandesa do ulmeiro – DED (sigla em inglês). Mas o nome comum é Doença do olmo holandês.
Ulmeiro
O ulmeiro é uma árvore caducifólia (perde suas folhas em algumas épocas do ano – outono e inverne) pertencente ao género Ulmus que se integra na família Ulmaceae da ordem Urticales . Esta árvore pode atingir entre 30 a 40 m de altura, produz flores hermafroditas (possuem órgãos reprodutores dos 2 sexos) e o seu fruto é uma sâmara.
Os ulmeiros encontram-se essencialmente distribuídos pelas regiões temperadas do Hemisfério Norte.
É uma árvore de extrema importância pelas suas características, como fornecer madeira de boa qualidade.
Mas infelizmente, a doença do olmo holandês está ameaçando seriamente esta espécie assim como outras espécies do género Ulmus.
Doença
O fungo responsável pela doença pertence à família Ophiostomataceae, Ordem = Ophiostomatales, Classe = Sordariomycetes e Gênero = Ophiostoma.
A sua classificação taxonômica é Ophiostoma ulmi.
2º
Esta doença foi inicialmente detetada na Europa em 1910, e espalhou-se lentamente, atingindo a Grã-Bretanha em 1927.
Foi descoberto e isolado pela primeira vez na Holanda em 1921 por Marie Beatrice Schwarz, um fitopatologista holandês pioneiro com outras seis mulheres investigadoras, daí o nome da doença do olmo holandês.
3º
A disseminação da doença é feita por um inseto vetor BARBEIRO, gênero Scolytus A doença do olmo holandês é espalhado na América do Norte por duas espécies: o elm besouro nativo casca, Hylurgopinus rufipes , eo besouro europeu casca de olmo,Scolytus multistriatus . Na Europa, enquanto o referido multistriatus Scolytus novamente age como vector para a infecção, é muito menos eficaz do que os grandes elm casca besouro Scolytus Scolytus .
4º e 5º Esse barbeiro se alimenta e reproduz nos ramos e/ou no tronco da árvore. Este insecto transporta os esporos do fungo de árvores doentes para