Doença de Parkison
Alunos: Ana Carolina Zanchet; Cláudia Barreto; Letícia Fachinello; Patricia Packer;
Mayane Amorim; Vitor Hugo; Victor Alves.
ANATOMIA HUMANA – PROFESSOR JONES MACAGNAN.
INTRODUÇÃO
PARKINSON
Doença neurodegenerativa do SNC de progressão lenta que afeta principalmente as funções motoras do indivíduo. Esta doença foi primeiramente descrita pelo médico James Parkinson em 1817.
PARKINSON
Degeneração dos neurônios da substância negra do mesencéfalo e das fibras dopaminérgicas meso-estriatais
Diminuição nervoso
Mais comum em pessoas com idade avançada (60 anos)
da
dopamina
no
sistema
Não é fatal, mas não tem cura e torna o paciente mais susceptível e fraco Aumenta o risco de infecções e outros episódios com potencial mortal ( ex: pneumonia de aspiração) APRESENTAÇÃO DO CASO
CLÍNICO
Senhor de 72 anos, casado, pescador aposentado, reside na cidade de Balneário Camboriú–SC. Mora em casa de alvenaria com esposa, uma filha, genro e neta. Ao lado de sua casa mora mais um filho com a família. O paciente é portador das seguintes patologias: diabetes, pressão alta e a 1 ano começou a sentir os sintomas de Parkinson, procurou então o serviço de atendimento a Unidade Básica de Saúde, o diagnosticaram Parkinson, sendo assim foi encaminhado para o Serviço de Fisioterapia. Começou a sentir a doença se manifestar a partir de tremores involuntários do braço direito.
Toma remédio para diabetes e pressão alta, pratica caminhadas e possui um controle de alimentação. Tem uma vida tranquila e sem aborrecimentos. É querido pela vizinhança, um dos primeiros moradores do bairro. Possui acompanhamento semanal do agente de saúde.
CARACTERÍSTICAS DO
PARKINSON
Tremor de membros quando em descanso
Rigidez nos membros ou tronco
Distúrbios de movimento
acinesia;
bradicinesia;
Micrografia
Problemas na fala
Postura curvada
Dificuldade de equilíbrio
Constipação intestinal
Incontinência urinária
Escala de Hoehn e Yahr