Doença de crohn
A primeira descrição cientifica da doença ocorreu em 1913, pelo escocês Dazliel. Foi graças ao trabalho escrito por Crohn, Ginzburg e Oppenheimer, após acompanhamento de mais de 1100 pacientes, que o Dr. Crohn em 1932, apresentou a sua descrição de 14 casos de ileíte regional à secção de Gastrenterologia e Proctologia no 83.º Encontro Anual da Associação Médica Americana. Aproximadamente 20 anos após as considerações de Crohn, determinou-se que a doença pode afetar toda o Trato Gastrointestinal, da boca ao ânus.
O TRATO GASTROINTESTINAL
O Sistema Digestório é constituído pelo trato gastro intestinal e órgão anexos. O trato gastro intestinal é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento desde a extremidade cefálica (cavidade oral) até a caudal (ânus). Possui diversas funções, dentre as quais pode-se destacar:
1 - Destina-se ao aproveitamento pelo organismo, de substâncias estranhas ditas alimentares, que asseguram a manutenção de seus processos vitais.
2 - Transformação mecânica e química das macromóléculas alimentares ingeridas (proteínas, carbohidratos, etc.) em moléculas de tamanhos e formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino.
3 - Transporte de alimentos digeridos, água e sais minerais da luz intestinal para os capilares sangüíneos da mucosa do intestino.
4 - Eliminação de resíduos alimentares não digeridos e não absorvidos juntamente com restos de células descamadas da parte do trato gastro intestinal e substâncias secretadas na luz do intestino.
Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
Ingestão: Introdução do alimento no estômago.
Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Absorção: Processo realizado pelos intestinos.
Defecação: Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastro intestinal.
MICROBIOTA E O SISTEMA IMUNE
Microbiota se refere a uma