doença de chagas
1. Introdução
Em 1909, Lassance, Minas Gerais, Carlos Chagas, pesquisador do
Instituto Oswaldo Cruz, comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana, a Doença de Chagas ou tripanossomíase americana.
Uma parasitose zoonótica causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi (T. cruzi). Esse parasita é transmitido ao homem por um inseto chamado Triatoma infestans conhecido popularmente pelos nomes de barbeiro, chupão, procotó e outros. O sanitarista brasileiro Carlos Justiniano Chagas descreveu sozinho, fato inédito na história da medicina, o ciclo completo da doença. Ele identificou o parasita, o transmissor, o reservatório animal dos parasitas e as manifestações clínicas da doença que levou o seu nome. Chagas denominou o parasita de T. cruzi, em homenagem a Oswaldo Cruz.
A enfermidade origina-se basicamente do contato homem-triatomíneo ao nível domiciliar e, mais recentemente, em parcela menor, mas não pouco significativa, da transmissão direta do T. cruzi homem a homem. Endêmica na
América Central e na América do Sul. E no Brasil, acomete cerca de três milhões de brasileiros, é particularmente elevada em alguns estados como
Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí. A Organização Mundial da Saúde, OMS, informou que entre 7 e 8 milhões de pessoas sofrem do mal de chagas no mundo inteiro. Segundo a agência da ONU, a doença é endêmica na América Latina, mas já alcançou os Estados Unidos, Canadá, países europeus e da região do pacífico.
Este trabalho contém uma síntese de dados pesquisados a fim de apresentar à disciplina conhecimentos atuais sobre a Doença de Chagas, enfatizando o setor imunológico.
2
2. OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
•
Descrever a evolução Doença de Chagas.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
•
Definir a doença de Chagas
•
Histórico, agentes infecciosos e hospedeiro, ciclo evolutivo, patologia e controle; •
Indicar o cenário atual no Brasil e o estado de Pernambuco da