Doença Coletiva e doença individual
A tuberculose é uma infecção bacteriana contagiosa que afeta os pulmões, mas que pode se disseminar para outros órgãos. Ela é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis. Pode-se contrair Tuberculose Pulmonar ao inalar gotículas de ar provenientes de uma tosse ou um espirro de uma pessoa infectada. Essa é denominada TP primária.
A maior parte dos infectados contrai a doença algumas semanas antes da mesma se manifestar, podendo assim apresentar os mesmos sintomas que os da gripe e causando confusão em seu diagnóstico. Porém há casos de pessoas que a manifestam logo que são contaminadas pela bactéria. Tosse seca e contínua se apresentando posteriormente com secreção e com duração de mais de quatro semanas, sudorese noturna, cansaço excessivo, palidez, falta de apetite e rouquidão são os sintomas da doença. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são característicos em casos mais graves.
O diagnóstico é feito via análise dos sintomas e radiografia do tórax. Exames laboratoriais das secreções pulmonares e escarro do indivíduo são procedimentos confirmatórios. O tratamento para esta doença é feito à base de antibióticos, com duração de aproximadamente seis meses. É imprescindível que o mesmo não seja interrompido, pois desencadeia efeitos colaterais, tais como enjoos, vômitos, indisposição e mal-estar geral. As medicações são distribuídas gratuitamente pelo sistema de saúde, através de seus postos municipais de atendimento. Alergia ou reação de hipersensibilidade é uma resposta imunológica exagerada, que se desenvolve após a exposição a um determinado antígeno (substância estranha ao nosso organismo) e que ocorre em indivíduos suscetíveis e previamente sensibilizados. A alergia pode afetar de diversas formas o nosso organismo, como por exemplo, a pele, nariz, vias