Relatório Climatologia
MEDIÇÕES NO CAMPUS DA UFMT
1. INTRODUÇÃO
Este relatório é resultado do trabalho de medição de temperatura e umidade relativa do ar em 15 pontos pré-definidos no campus da UFMT, no dia 22 de agosto de 2013, como atividade integrante da disciplina de Climatologia, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso.
A atividade foi realizada em três turnos (manhã, tarde e noite). O primeiro turno iniciou-se às 08h30min com a marcação das coordenadas de cada ponto, utilizando o aparelho GPS. Em seguida foram realizadas medições de umidade relativa e temperatura, com a utilização de aparelhos específicos.
O segundo turno iniciou-se às 14h28min e o terceiro turno iniciou-se às 19h28min com as medições de umidade relativa e temperatura nos 15 pontos, utilizando os mesmos aparelhos.
As superfícies dos 15 pontos onde foram realizadas as medições possuem características distintas (asfalto, concreto, grama, solo exposto, brita e areia), podendo interferir nos valores de umidade relativa e temperatura em cada ponto.
Mendonça et al (2007) diz que, além de depender da forma como a energia entra no SSA – Sistema Superfície Atmosfera, a absorção dos raios solares por uma dada superfície dependerá também das características físicas que ela apresenta, isto é, do tipo de cobertura que possui, podendo seu estudo ser organizado em coberturas vegetadas e não vegetadas.
Ayoade (2006) afirma que a natureza da superfície em consideração também é significativa, desde que ela determinará os valores do albedo e do calor específico. Se o albedo for elevado, menos radiação será absorvida pela superfície para a elevação de sua temperatura.
O trabalho de campo teve como objetivo analisar os dados de temperatura e umidade relativa do ar, observando as mudanças no uso do solo juntamente com os albedos de cada tipo de superfície, a presença de áreas vegetadas e não vegetadas, a altura solar e a amplitude térmica.
2. ÁREA DE ESTUDO