doencas causadas por virus
Uma acção é um título financeiro que representa parte do capital de uma sociedade anónima, dando ao seu proprietário o direito de partilhar dos resultados dessa empresa e dando-lhe poderes para intervir no governo da sociedade (via o seu direito de voto). O valor de uma acção vem dos resultados que a empresa gera e se espera que venha a gerar, mais o valor atribuído ao poder de influenciar o destino da empresa, via controlo da maioria dos direitos de voto. As acções podem ser transaccionadas numa bolsa de valores em que estejam cotadas, ou ao balcão (OTC) se não estiverem cotadas em bolsa.
Direitos da acção
A propriedade de acções confere vários direitos, nomeadamente:
Direito de assistência e voto nas Assembleias Gerais, sendo o voto proporcional à quantidade e classe das acções detidas (podendo existir diferentes classes com diferentes direitos de voto);
Direito à distribuição de dividendos se para tal existirem resultados e essa for a decisão da sociedade. Os dividendos serão distribuídos na proporção da quantidade de acções detida, e da classe a que estas pertençam (podendo existir diferentes classes com diferentes direitos em matéria de dividendos);
Direito à quota parte da situação líquida apurada no caso de liquidação da sociedade, em função da quantidade de acções detidas, e respectiva classe.
Algumas Classificações Possíveis
Quanto à titularidade:
Acção nominativa - está registada no nome de um titular.
Acção ao portador - pertence a quem a detiver.
Quanto aos direitos:
Acção ordinária - possui todos os direitos comuns de uma acção, incluindo o direito de voto.
Acção preferencial - possui um conjunto de direitos alterado, nomeadamente poderá ter direito preferencial a dividendo, o dividendo pode ser pré-estabelecido, poderá eventualmente também possuir direitos restringidos (caso do direito de voto, por vezes ausente).
Quanto ao mercado onde cotam:
Acção cotada - a acção cota num mercado