Doencas causadas por virus
É a infecção pulmonar causada pelo fungo chamado aspergillus. A doença se desenvolve na maioria dos casos nos pulmões, mas outras partes do corpo podem ser comprometidas pela doença. Normalmente, o fungo não causa doença em pessoas saudáveis. Poderá estar presente também em hospitais, podendo causar doença em pacientes com a imunidade diminuída.
• Sintomas: tosse; expectoração de catarro com o formato dos brônquios (tubulares) tipo "moldes"; fraqueza; chiado no peito ou crises de asma; febre; encurtamento da respiração; perda de peso; tossir sangue; e etc. entretanto, o paciente pode não apresentar nenhum sintoma – algo freqüente nos casos de bola fúngica.
• Diagnóstico: não é fácil diagnosticar esta doença. As alterações relatadas pelo paciente e o exame físico podem levar o médico a suspeitar de tal diagnóstico. a radiografia do tórax e um exame de sangue chamado de precipitinas para aspergillus, pode auxiliar no diagnóstico em determinados casos.
• Tratamento: as formas alérgicas da aspergilose são tratadas basicamente com corticóides. a bola fúngica - também chamada de micetoma - é tratada com a cirurgia ou com anti-fúngicos por 6 a 12 meses
• Prevenção: normalmente, nada pode ser feito para prevenir esta doença.
Blasfomicose
A Blasfomicose é uma doença pulmonar causada pelo fungo Blastomyces dermatitidis. Após inalação dos esporos, as leveduras localizam-se nos pulmões, sendo fagocitadas pelos macrófagos, no interior dos quais sobrevivem e se multiplicam. Na maioria dos casos a infecção é assintomática e o sistema imunitário destrói o invasor. Há frequentemente formação de granulomas que limitam a disseminação das leveduras.
1. Sintomas: numa minoria há sintomas de pneumonia, com febre, suores, tosse e expectoração e falta de ar. Em alguns indivíduos imunodeprimidos ou mais idosos, pode haver disseminação do fungo, mesmo na ausência de sintomas pulmonares, com infecção de órgãos como a pele, baço, fígado e outros.
2. Diagnóstico: