Doen as relacionadas a fungos e protistas
Instituto de Ensino Adventista do Nordeste
Aluno: Gabriel de Oliveira
Matéria: Biologia
Professor: Deyvisson
Introdução
Muitos tipos de fungos ao se instalarem no corpo humano podem provocar doenças. Grande parte destes fungos buscam locais quentes e úmidos no corpo para se desenvolverem. Estes fungos costumam se instalar na pele, couro cabeludo e unhas, já as doenças causadas por protozoários podem ser transmitidas de diversas maneiras, portanto, é fundamental conhecer as formas de contágio para obter uma prevenção eficaz.
Doença relacionada a um fungo:
Doença: Coccidioidomicose (infecção pulmonar, infecção sistêmica)
Agente causador: Coccidioides immitis
Progressão e Sintomas
Após inalação dos esporos, as esférulas multiplicam-se nos pulmões. Na maioria dos casos (60%) a infecção é assintomática e o sistema imunitário destroi o invasor e limita a sua disseminação pela formação de granulomas, mas numa minoria há sintomas de pneumonia, com febre, suores, tosse e expectoração e falta de ar. Em 5% poderá surgir pneumonia crónica semelhante à da tuberculose, enquanto menos de 1%, principalmente os imunodeprimidos e idosos, podem desenvolver manifestações sistémicas após disseminação por via hematogênica do fungo, com formação de granulomas que resultam em ulcerações da pele e dores de articulações (Reumatismo do deserto) e ossos.
Diagnóstico e Tratamento
A expectoração é observada ao microscópio, mas a cultura pode ser necessária para a identificação.
O tratamento é com o fármaco antifúngico anfotericina B. Também podem ser usados os derivados do azol, como fluconazol.
Doença relacionada a um protozoário:
Doença: Disenteria amebiana
Agente Causador: Entamoeba histolytica
Sinais e Sintomas
Os trofozoítos multiplicam-se alimentando-se do bolo intestinal após as refeições e destruindo por lise devido à formação de poros membranares por proteínas especificas, osenterócitos (células da mucosa