Docência e Pesquisa
Caroline Dornelas Balduin
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SUPERIOR: EM BUSCA DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE EFICAZ
RESUMO
Com as intensas transformações acontecendo no mundo – globalização tecnológica –, entende-se que a educação é indispensável para que o indivíduo sobreviva neste mundo novo. Sendo assim, muitas vezes a atuação docente é ineficaz, já que ela não consegue advir o conhecimento ao aluno, garantindo seu ingresso no mercado de trabalho. A motivação para este estudo surgiu sobre a questão de se compreender o processo de formação docente daqueles que pretendem lecionar em instituições de nível superior, conglomerando o papel das Instituições Universitárias na formação docente e buscando adaptar-se a nova eficácia profissional dentro do contexto atual.
PALAVRAS-CHAVE: Docência. Universidade. Relação professor-aluno.
1 INTRODUÇÃO
Desde muito antes do começo da escrita e da fala, o ser humano emprega do conhecimento obtido pela observação e pela experiência como um modo de conhecer o funcionamento das coisas com o intuito de saber usá-las de uma forma melhor.
Com o passar dos tempos o conhecimento, adquirido pelos indivíduos, começaram a ser transmitidos de geração em geração como meio de sobrevivência e de perpetuação da própria espécie. Assim, deu-se origem à aprendizagem e, posteriormente, à educação. Se partirmos do pressuposto de que o ser humano não é um ser isolado e que ele precisa conviver com outros de sua natureza para sobreviver e existir, podemos concluir então que o homem é um animal social e que ele vive em sociedade (ARAÚJO, 1996). Como resultado, a partir do momento em que se vive em sociedade, todo o comportamento e ação humana aprontam por ser condicionada pela cultura, que ditará as regras para a sua conservação.
Neste sentido, compreendemos que toda sociedade se emprega de meios para proporcionar sua cultura para gerações futuras. Um desses meios é a