Documentário
O documentário apresenta assuntos referentes ao esgotamento de recursos naturais renováveis e os não renováveis, a energia que dependem desses recursos e o crescimento descontrolado e infinito em um planeta finito.
Dentre os recursos naturais, o que se destaca e o mais importante é o petróleo. É a base de tudo, desde a criação de energia, combustível à alimentação, vestimenta. O mundo hoje é dependente deste recurso, usa-se cada vez mais, e suas fontes são finitas. Os Estados Unidos foi um dos primeiros países a extrair o petróleo, é hoje um dos mais dependentes, grande parte do petróleo que utilizam é importado de outros países (Canadá, México, Arábia Saudita, Venezuela, Nigéria, Iraque e Angola). O petróleo é o mais economicamente viável, pois para extrai-lo utiliza pouca energia, e a energia que ele gera é muito maior. No entanto, com o aumento da demanda, a extração dele começou a ser em águas mais profundas, fazendo com que a sua extração utilize mais energia. E esse petróleo é mais denso e pesado e é caro para refinar, logo a sua geração de energia diminuiu drasticamente, tornando mais inviável a sua extração.
Outra fonte utilizada para criação de energia é o carvão, que gera cerca de metade da eletricidade no planeta. Porém, é um recurso que tem previsão de esgotamento por volta de 2040. O carvão de melhor qualidade, que gerava mais energia acabou, o que restou é de menor qualidade, que gera menos energia. A sua extração, ocorria na “superfície”, na medida em que a demanda aumentou, mineiros tem de cavar em terras mais profundas, em áreas menos acessíveis, isso quando não utilizam formas destruidoras nas montanhas para chegarem ao carvão, causando tragédias ambientais.
Há também o gás natural, que é encontrado geralmente junto com o carvão e o petróleo. Porém, sua previsão de esgotamento é por volta de 2030. A utilização do gás não natural pode adiar o