Documentário - crise é o nosso negócio
Crise é o nosso negócio
Exercício (5 pts)
1) Com relação ao filme “Crise é o nosso negócio – uma história de marketing e política na Bolívia” da diretora Rachel Boynton, analise qual foi a importância da pesquisa qualitativa na criação de associações positivas para o candidato Goni. Cite um exemplo no qual alguma associação importante foi descoberta ou gerada a partir de uma pesquisa. (2,0)
No decorrer das pesquisas, foi possivel notar a fraqueza de Goni em sua busca pela presidência onde o seu passado o deixava fraco perante aos eleitores. Todos diziam que Goni não havia realizado toda a promessa oferecida onde garantia mais empregos que melhorariam a qualidade de vida da população Boliviana.
Então foi preciso traçar uma nova imagem de Goni para a população, onde o passado não tinha importância, a crise deveria ser sanada e por alguém com experiência e responsabilidade para assumir o cargo. Assim associaram Goni a solução, que ele sim seria capaz de reverter o quadro decorrente no país.
2) As pesquisas qualitativas conduzidas pelos consultores americanos utilizaram principalmente do enfoque direto na formulação de perguntas. A partir do que foi estudado no capítulo 6 do livro “Brand Equity – gerenciando o valor da marca” de David Aaker (1998), sugira duas abordagens de enfoque indireto que poderiam ter sido utilizadas durante as pesquisa para melhor compreender os valores e percepções inconscientes dos eleitores bolivianos. Formule as questões a serem apresentadas aos eleitores de Goni de acordo com as técnicas de enfoque indireto sugeridas por você. (2,0)
A associação do Goni a animais, atividades e revistas; E o que o distinguia dentre os candidatos.
1 - Alguém na sala gosta de algum animal de estimação? Se gostam ou não gostam, qual animal Goni os fazem lembrarem?
2 – Alguém gosta de atividades esportivas? Qual atividade o faz lembrar de Goni?
3 – Vocês costumam ler alguma revista? Qual revista poderia definir a