Documentos acadêmicos de direito
Olá, seja bem-vindo (a)!´
Esta prova poderá ser realizada até que você seja aprovado. No entanto, caso ela faça parte do aproveitamento final, sempre será considerada a última nota obtida para o cômputo geral.
Ao terminá-la, não esqueça de clicar no ícone Entregar Atividade estruturada. Título da
Atividade Estruturada:
A construção da família contemporânea
Objetivo:
Compreender a formação dos afetos entre as pessoas; descrever a formação e função da família em seus aspectos psicossociais; diferenciar os tipos de famílias na contemporaneidade. Competência/Habilidades:
Analisar as relações afetivas na contemporaneidade e os papéis de gênero nestas relações.
Para começar, clique no botão INICIAR abaixo.
Texto do plano de aula 4
A Construção da Família Contemporânea
Tatiana Vasconcelos Cordeiro
Proponho uma discussão com as contribuições de Philippe Áries; este autor sugere entre outras coisas que a família, tal qual a conhecemos hoje não foi sempre organizada dessa forma. A mudança para o modo de produção industrial (capitalista) e na própria concepção de trabalho trouxe alterações em relação ao espaço público e privado e em relação à organização familiar.
Na virada do séc. XIX para o séc. XX a rua passa a ser vista como espaço público, de trabalho e da indústria; local onde se realizavam negócios e onde se transitava com objetivos comerciais. A casa que antes abrigava o trabalho dos que nela moravam, agora transforma-se em local de convivência privada; um refúgio para a família nuclear frente às mudanças sociais, políticas e econômicas que estavam acontecendo, como, por exemplo, a diminuição das distâncias hierárquicas, já que a ascensão dava-se não mais através de heranças, mas cada vez mais através de conquistas e o espaço da rua cada vez mais pertencente ao Estado e ao trabalho, o que fez com que a família se voltasse mais e mais para si, se fechando.A família que antes se unia com objetivos políticos