Documento romeu sociologia
Portanto podemos definir dois tipos diferentes de autoridade: autoridade jurídica e autoridade moral (que será explicada com exemplos de reportagens.) Podemos ter poder sem autoridade como também autoridade sem poder. A influência exercida seria o poder colocado na prática. Quando a influência cresce muito, atinge outro patamar que é o controle, situação em que muda o comportamento dos outros.
Existe o poder usado para manipular os pensamentos e ações de outras pessoas, poder que pode nos defender de outras pessoas, e o poder que dá capacitação as pessoas.
Quando pensamos em poder e em autoridade, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é a política. Pensa-se que política é um tema ruim para ser debatido. Mas a política se faz a todo momento, é uma questão diária. O homem é um animal social e político.
Como havíamos citado antes, temos dois tipos de autoridade, e para entendê-las, citaremos alguma manchetes e frases:
A diferença entre poder e autoridade pode ser melhor compreendida com o seguinte exemplo: quando uma criança cumpre o que sua mãe pede apenas pelo fato de respeitá-lá, é porque a mãe exerce sobre ele autoridade. Agora, se a mãe precisa ameaçar o filho dizendo “faça isso ou você não vai sair com seu amigo”, “ou você me obedece ou não deixo você jogar mais vídeo game”, ela possui sobre ele poder.
A influência é o efeito dos dois conceitos anteriores. Qualquer indivíduo com poder ou autoridade tem que ser influente para que esses dois “estados” sejam legitimados socialmente.
“O Dr. Lopes é uma