Doc Fisio
FACULDADE GUAIRACÁ
FISIOTERAPIA
1º SEMESTRE A
BIOQUÍMICA:
RESUMO SOBRE ‘ÓLEO DE LORENZO’
GUARAPUVAVA
2014
FERNANDA TELO
Trabalho a ser apresentado à professora Daiane Finger para obtenção de nota parcial bimestral (1º bimestre) da disciplina de Bioquímica.
GUARAPUAVA
2014
A bioquímica do filme: Óleo de Lorenzo
A história se passa com uma casal de historiadores com somente 1 filho. Ao passar do tempo, notaram que seu filho, Lorenzo, começou a apresentar surdez, desequilíbrio e hiperatividade com 5 anos de idade. Assim descobriram que Lorenzo possuía a doença chamada ALD (ligada ao cromossomo X, sendo uma herança ligada ao sexo de caráter recessivo transmitida por mulheres portadoras e que afeta fundamentalmente os homens.) doença que leva a morta em pouco espaço de tempo e sem cura.
Seus pais, por não terem mais opções deixaram seu filho ser cobaia das pesquisas médicas, ao ponto que seu filho fora submetido a uma dieta que cortava todo tipo de gordura que possivelmente levaria a formação de longas cadeias de ácidos graxos (ex: c24 c26). Porém essa dieta foi falha, pois seus índices de ácido graxo continuaram a aumentar (temos uma organela nas células, chamada períxossomo, responsável pela eliminação do excesso de ácido graxo, como Lorenzo tinha uma falha genética, de uma enzima responsável pela absorção de ácido graxo nessa organela, ele acumulava no sangue) fazendo os pais procurarem a ‘cura’ para a doença. Descobriram assim, que o erro da dieta,quando o organismo não recebe acido graxo do alimento, ele produz sozinho, através da biossíntese, então resolveram manipular um óleo, baseado no óleo de oliva, que não fosse prejudicial ao ser humano, e enganasse o organismo, para que não produzisse. Esse óleo não era a cura, isso apenas barrava os efeitos da doença, pois o excesso de ácido graxo destruía