doc escolares
Meningite é uma inflamação das leptomeninges, membranas que recobrem o cérebro e a medula espinhal. As meningites são freqüentemente causadas por vírus ou bactérias, entretanto outros agentes, como fungos ou parasitas, também podem causá-las. Dentre as bactérias, a Neisseria meningitidis (meningococo) é a mais freqüente atualmente, e tem importância pela possibilidade de causar surto ou epidemias.
2) Sintomas das Meningites
Febre alta, dor de cabeça muito forte e rigidez de nuca (pescoço duro) são sintomas freqüentes nos indivíduos após os 2 anos de idade, podendo evoluir gravemente em poucos dias ou até em horas, dependendo do agente causador. Outros sintomas podem aparecer: náuseas, vômitos, fotofobia (desconforto com luz), confusão mental e abatimento no estado geral. Em recém-nascidos ou lactentes, os sintomas clássicos de febre, dor de cabeça, rigidez de nuca e fontanela abaulada estão freqüentemente ausentes, o que dificulta o diagnóstico nessa faixa etária. Chamam a atenção sintomas como: baixa de atividade (a criança fica largadinha) ou irritabilidade, choro intenso, gemência, vômitos, ou seja, aparecimento de sinais e sintomas inespecíficos.
3) As meningites são contagiosas
Algumas formas de meningites bacterianas e as causadas por vírus são contagiosas. As bactérias são transmitidas pela tosse ou espirro do paciente, através de secreções expelidas do trato respiratório (nariz e boca). Para que essa transmissão ocorra, há necessidade de um contato direto com a pessoa doente. A notificação à vigilância epidemiológica da sua região permitirá uma análise da situação por pessoas capacitadas para avaliar se há ou não necessidade de dar remédio aos comunicantes diretos, e isso pode ser feito no mesmo dia. Os enterovírus podem ser transmitidos por secreções do trato respiratório e/ou fezes.