Doação autóloga
COMO FUNCIONA A DOAÇÃO AUTÓLOGA ?
Qualquer pessoa que vá se submeter a uma cirurgia eletiva pode doar seu próprio sangue, que será posteriormente transfundido durante a operação.
O HEMORIO realiza a coleta do sangue, com intervalos de 1 semana entre cada doação.
O sangue é processado e fica armazenado no próprio HEMORIO, e é mandado para o hospital da cirurgia 48 horas antes da data prevista para a cirurgia.
QUAIS AS VANTAGENS DA DOAÇÃO AUTÓLOGA ?
A doação autóloga evita que a cirurgia seja suspensa por falta de sangue. O sangue autólogo não tem nenhum risco de transmissão de doença infecciosas, sendo portanto o mais seguro que existe. Além disto, trabalhos recentes mostraram que a transfusão autóloga está associada com uma menor incidência de infecção e de tromboflebites no pós-operatório, assim como com um menor risco de recidivas de neoplasias (em caso de cirurgia para retirada de tumores). COMO INCLUIR PACIENTES NO PROGRAMA ?
O cirurgião que vai operar o paciente preenche o formulário de solicitação de inclusão no programa de doação autóloga . Deste formulário deve constar o nome do paciente, o tipo de cirurgia a que ele se submeterá, a data aproximada da cirurgia, e o número de bolsas de sangue que o cirurgião julga necessário para a operação.
O HEMORIO recebe o paciente, submete-o a uma avaliação clínica, e se apto agenda as doações, coleta o sangue nos dias marcados, estoca os componentes, e envia-os para o hospital em que se realizará a cirurgia, 48 horas antes da data prevista para ela.
Ao solicitar a inclusão de um paciente no programa, o cirurgião deve prescrever sulfato ferroso, na dose de 1 comp. 3
dia, às refeições.
QUANTO TEMPO ANTES DA CIRURGIA O PACIENTE TEM QUE COMEÇAR A DOAR ?
O quadro abaixo mostra qual é este tempo em função do número de bolsas.
TEMPO MÍNIMO PARA OBTÊ-LAS
NÚMERO DE BOLSAS
1
3 dias
2
10 dias
3
17 dias
4
24