"Do testemunho à leitura: aspectos da evolução do narrador jornalístico, hoje”
1) Qual a discussão central do texto. O texto trata sobre as mudanças que vem ocorrendo no jornalismo. O autor aborda o tema jornalista x tecnologia, fala também sobre a credibilidade jornalística e a tecnologia, e Bruno Souza Leal fala algumas coisas interessantes sobre o jornalismo na conclusão do texto, como por exemplo: que o jornalismo hoje, tem como características fundamentais a factualidade, a objetividade e a isenção. Leal fala também sobre a padronização do narrador e do texto, que se acentua cada vez mais.
2) Quais as mudanças contemporâneas que estão ocorrendo na prática do jornalismo tradicional. O jornalismo tem enfrentado algumas mudanças como: a presença de fontes na própria redação (com a internet, as agências de notícias, etc); como as notícias que acham o jornalista – e não mais o contrário; e, principalmente, a redução dos custos do jornalismo, que propicia uma redução cada vez maior do número de profissionais.
3) Quais as causas e as consequência dessas mudanças apontadas pelo autor. Para Bruno Souza, as causas são as inovações tecnológicas e o “fortalecimento das redes de comunicação”. Duas consequências são citadas pelo autor: a utilização cada vez maior das “notícias ampliadas” e dos textos que chegam prontos à redação e, também, a relação de credibilidade entre o jornalista e o leitor. Desde sempre, esse “pacto” de credibilidade se autenticava com a presença do jornalista nos locais dos acontecimentos, com a tecnologia, já que essa presença não se faz mais necessária, essa credibilidade é colocada em dúvida.
4) O que é “notícia ampliada” para o autor. A “notícia ampliada”, segundo o autor, é a simples reprodução dos textos que chegam à redação, sem o trabalho de reportagem propriamente dito. Comumente usada na forma de infográficos, tabelas, retrancas, etc.
5)Quais as