Perigos na alimentação
Leitura e Produção de texto
Resenha crítica descritiva.
CHOMISKY, Noam – Arquitetura da Linguagem. Bauru, SP: Edusc, 2008.
O livro Arquitetura da Linguagem é uma compilação de informações de uma palestra em Dalhi
(Índia, 1996) proferida por Noam Chomsky, nascido em 1928 na Filadélfia, professor e ativista norte americano. Foi pesquisador assistente em Harvard onde realizou a maior parte de suas pesquisas em linguística. Entre seus estudos, os mais famosos são a cerca da gramática gerativa, sendo esta um sistema de análise que desafiou a linguística tradicional e tem relação com a filosofia, a lógica e a psicolinguística. Em sua Palestra, Chomsky discursou sobre questões na área da linguística.
Existe um mecanismo que é dedicado ao conhecimento e uso da linguagem que funciona como um fenômeno psicológico, e como tal não pode ser observado diretamente. Entretanto esse mecanismo pode ser estudado através de suas manifestações e pode ser designado como faculdade da linguagem.
Tal faculdade seria exclusividade da espécie humana por apresentar um nível complexo no modo como se projeta e por apresentar propriedades básicas idênticas mesmo numa gama bastante ampla. O que não ocorre com a “linguagem” do mundo animal.
Desse mecanismo maior (que é a faculdade da linguagem) surgem dois conceitos importantes que são os de competência e desempenho. O ultimo é aquilo que efetivamente realizamos quando falamos, quando ouvimos, escrevemos ou lemos, enfim é o sistema que acessa as informações da competência – termo que pode ser descrito como um conjunto de normas internalizadas, ou regras, nos permitindo emitir e receber enunciados em nossa língua.
Essa capacidade humana de falar e entender uma língua (ou ate mais de uma) pode ser compreendida como uma capacidade genética, interna ao organismo humano. Assim, o papel dos estudos chomskyanos é construir um modo teórico que descreva o máximo possível a arquitetura