DO RE MI
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATPS Ciência Contábeis
5º Semestre – Analise de Investimento
Antonio Marcos Gonçalves Junior
RA: 0000025657
Guarulhos, Abril de 2013
O que é Investimento?
Investimento é aplicar recursos na expectativa de agregar valores, Um investimento pode ser tanto de um capital monetário ou até mesmo de um valor intelectual como uma idéia. Hoje em dia temos diversas formas de investir, Mas temos que ter recursos para que possamos fazer que esse recurso aumente a sua capacidade produtiva para um valor positivo e não negativo. O Investimento pode ser bom ou ruim, então vemos hoje, uma série de investimentos que podemos aplicar recursos para agregar valores tendo conhecimento sobre o riscos que eles podem estar expostos. Um investimento sem conhecimento sobre o riscos a que ele está exposto é como atirar com uma arma de fogo com os olhos vendados
Formas de investimentos:
Os investimentos podem ser de diversos tipos, mas basicamente dividem-se em três grandes categorias. Os tipos básicos de investimentos são:
a) Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social, não tem por objetivo gerar retornos monetários, mas sim retornos sociais. Alguns exemplos são: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas, dentre outros.
b) Investimentos privados: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores, sendo esses os maiores geradores de empregos. Alguns exemplos são: fábricas particulares, empresas de prestação de serviço particulares, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
c) Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades públicas, e em parte