Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável
Do ecodesenvolvimento ao desenvolvimento sustentável
Ecodesenvolvimento e desenvolvimento sustentável têm fortes diferenças.O desenvolvimento econômico iniciou nos Estados Unidos e disseminou para o restante do mundo. Medidas criadas para incentivar o crescimento, como Banco Mundial, ONU,OCBE e Tigres Asiáticos, alastraram para países de terceiro Mundo a fim de tão logo originar possibilitar um crescimento econômico.
Facilitou entrada de empresas nos países menos desenvolvidos, o qual promoveu um crescimento dependente. Explorando Mão de obra barata e abundante, matéria prima a disposição e energia subsidiaria, resultou em dividas econômicas, problemas sociais não resolvido e injustiças para o terceiro mundo.
Em contrapartida veio o conceito de ecodesenvolvimento, definido por Maurice Strong, como “um estilo de desenvolvimento adaptado as áreas rurais do terceiro mundo, utilizando os recursos naturais sem comprometer o esgotamento da natureza”. Pensando nas gerações futuras e na sustentabilidade.
Completando a idéia anterior, Desenvolvimento sustentável foi proposto em uma assembléia geral da ONU e criou a Comissão Mundial sobre o meio ambiente e desenvolvimento, cujo tema foi Nosso Futuro Comum. O objetivo foi desenvolver mais cooperação entre os países em desenvolvimento e entre países em estágios diferentes de desenvolvimento social e econômico, levando em conta as inter-relações entre pessoas, ambiente, recurso e desenvolvimento.
A partir desta época estava ficando claro para a comunidade que não pode-se levar em conta só fatores econômicos, há mais variáveis envolvidas. O relatório enfatiza a pobreza como uma das principais causas e efeitos dos problemas ambientais no mundo.
Foi-se criado dois conceitos aparentemente iguais, mas suas diferenças estão no caminho para chegar aos objetivos. O desenvolvimento sustentável omite o peso da responsabilidade da poluição da riqueza e cria a ilusão que a