Ecodesenvolvimento Resenha
EVOLUÇÃO DE UM CONCEITO?
Se antes desenvolvimento e preservação não poderiam ocorrer de forma simultânea, agora com o desenvolvimento de tecnologias limpas, desenvolvimento e preservação passaram a ser atividades complementares.
O estilo de desenvolvimento implementado pelo ocidente se mostrou frágil e incapaz de solucionar as necessidades do Terceiro Mundo, além da crise ambiental também revelar a necessidade de alteração desse modelo.
A falência não declarada de um sistema
O conceito inicial de desenvolvimento, a partir da obra de Rostow, dizia que que as sociedades humanas evoluíram de estágios inferiores pra superiores. Sendo assim, o modelo de sociedade rudimentar evoluiu para o atual estágio da sociedade industrial de consumo, considerada única e universal.
As diferenças culturais não seriam empecilho para a implementação de tal ideologia, já que várias formas de se apropriar e interagir com o ambiente. Assim o legitimo traço cultural seria representado pela sociedade americana. Aquelas que apresentarem resistência de alguma forma deveriam ser eliminadas.
A sociedade americana e seu modelo de desenvolvimento tornaram-se referência, e após o fim do colonialismo europeu na África, esses países logo aceitaram essa forma de desenvolvimento. Assim, o Terceiro Mundo se integrou ao mercado internacional, multinacionais instalaram suas fábricas para aproveitar a mão de obra barata, a disponibilidade de recursos naturais, energia subsidiada pelos governos locais, porém matriz tecnológica permaneceu no norte. As multinacionais não respeitaram as culturas locais e sim as regas do mercado. O aumento da dívida externa reforçou a dependência financeira que o Terceiro Mundo possui, induzindo-se que o crescimento quantitativo da economia não se traduz em melhor quantidade de vida da população. Essa crítica ao modelo de desenvolvimento aumentaram quando se observou o aumento das injustiças sociais e a “morte”