dna e genetica
Produção de texto – Antropologia e Comunicação
DNA e Genética
1)
O ponto principal descoberto através das pesquisas apresentadas no texto é sobre a influência e papel do DNA no processo genético de cada indivíduo.
A pesquisa feita apresenta fatos de embasamento teórico e prático de como, ao contrário do que o senso comum acredita, o ambiente em que a pessoa viveu tem um papel de peso muito superior na personalidade dela (em torno de 90%), enquanto a genética, oriunda de parentes tem somente em torno de 10% de importância na construção da personalidade.
Baseado nestas informações, é possivel concluir que individuos criados em abientes familiares problemáticos apresentam uma chance maior de se tornarem criminosos no futuro, se comparados à outros individuos criados em ambientes emocionalmente mais estáveis e seguros.
Estas informações podem ser usadas por profissionais que desejam prever consequências futuras, a fim de controlá-las ou amenizá-las em prol de um desenvolvimento mais sadios para os indivíduos em questão e, ao mesmo tempo, beneficiando o restante da população.
2)
Uma das correlações importantes entre os dois textos está na menção do Determinismo Biológico, no texto de Laraia.
Essa ligação consegue buscar o conceito que é usado pelo senso comum de que a personalidade de um indivíduo está pré-determinada a ser de determinada maneira, com base somente em fatores genéticos transferidos através de gerações passadas.
Esta afirmativa se provou errada, como citei na questão anterior. O valor genético apresenta somente um décimo na formação da personalidade de cada um.
O item número três do texto de Laraia também apresenta outro ponto importante que está presente em nossa sociedade atual, que é o resultado de questoes culturais no dia-a-dia de agora.
Se no passado o indivíduo foi forçado a se comportar de determinada