concreto
Thiago dos Santos Olivério1
Marcos Jorge Almeida Santana2
Resumo Neste trabalho, buscou-se confrontar procedimentos de execução de concretagens em obras com as recomendações da NBR 14931:2004 Execução de estruturas de concreto procedimento. Apresenta-se um relatório contendo indicações das infrações a norma executadas nas obras. O estudo foi realizado em 10 canteiros distintos, que foram visitados durante a execução da concretagem e registrados os procedimentos. Efetuou-se análise, fundamentada na comparação entre o observado nas visitas e os procedimentos recomendados pela NBR 14931.
Constataram-se vários descumprimentos, do preconizado pela norma, com este trabalho desejase alertar os gestores de obras que é necessário uma fiscalização rigorosa da execução da estrutura de concreto obedecendo o disposto na NBR 1931.
Palavras-chave: Execução de estruturas de concreto armado; Procedimento; NBR 14931.
1.0 Introdução:
A execução de estruturas de concreto armado deve obedecer a uma série de requisitos, para que se tenha uma estrutura que satisfaça as exigências técnicas. Embora muitos se arvorem em executar peças de concreto armado, podemos afirmar que muitas não são executadas com a segurança necessária.
O cimento é um material com propriedades aglutinantes e, portanto, com capacidade de unir fragmentos minerais, formando assim uma massa compacta.
Segundo Helene (1992), o concreto de cimento Portland tem provado ser o material mais adequado para estruturas, superando com larga vantagem alternativas viáveis, como madeira, aço ou alvenaria, devido à sua resistência às mais variadas sobrecargas e ações do meio ambiente. O material de concreto é formado por uma mistura de agregado graúdo, agregado miúdo, cimento e água. Segundo Souza (1996), a especificação para a compra do concreto deve atender às definições de projetos relativas à resistência à compressão aos 28 dias ou outras idades