Genética -DNA
FACULDADES INTEGRADAS DO VALE DO IGUAÇU
CURSO DE AGRONOMIA
Alessandra da Silva Bueno
EXTRAÇÃO DE DNA
UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2014.
Alessandra da Silva Bueno
EXTRAÇÃO DE DNA.
UNIÃO DA VITÓRIA – PR
2014.
1. INTRODUÇÃO.
A descoberta da estrutura do DNA representa um marco no desenvolvimento da biologia nos últimos dois séculos, cujo início deu-se com o estabelecimento da teoria celular e a descoberta das leis da herança dos “fatores hereditários” (genes) por Mendel e seu relacionamento com os cromossomos. Recapitulam-se brevemente, as etapas que levaram a essa descoberta (Árias,2004).
O que é DNA? Conhecido como ácido desoxirribonucleico ou melhor, molécula de DNA que é onde está contida as informações genéticas presente em todos os seres vivos, o DNA é formado por um grupo fosfato, uma pentose, e uma base heterocíclica. Essa molécula é de suma importância pois contém informações necessárias para a formação de um ser vivo e para que ele possa se reproduzir.
Uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, ligadas por duas pontes de hidrogênio formando uma dupla hélice. Nessa dupla hélice encontramos a Adenina, Timina, Citosina e Guanina que são os nucleotídeos. E são esses nucleotídeos que fazem com que cada ser humano tenha uma característica própria, devido à variedade de combinações. A diversidade de informações é determinada pela sequência de bases nitrogenadas.
Há mais de 50 anos fora descoberta a estrutura do DNA. O modelo de DNA foi proposto pela primeira vez pelos cientistas americanos James Watson e Francis Crick, o modelo dizia que uma molécula de DNA é formada por duas fitas de nucleotídeos, ligados pelas pontes de hidrogênio e que sua forma é chamada de dupla hélice devido ao seu formato de escada de caracol onde suas bases formam os degraus, e que nessas fitas sempre as bases nitrogenadas teriam um