DNA da Cebola
O DNA é a sigla para o Ácido Desoxirribonucleico, cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento dos seres vivos. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.
O processo de extração do DNA pode ser extenso utilizar ferramentas sofisticadas, mas dependendo do tipo de tecido, ou espécie, pode ser feita a extração de maneira simples, como a extração caseira do DNA da cebola, como demonstrado no presente trabalho.
OBJETIVOS
O objetivo da presente atividade prática é a extração das moléculas do DNA do bulbo da cebola roxa, aplicando-se o material existente em casa, além dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
MATERIAIS E REAGENTES
Conforme orientação dada em sala de aula, para a realização da experiência, foi utilizado o seguinte material:
1. Materiais:
Uma faca de cozinha;
Uma colher de sopa;
Uma colher de chá;
Dois copos;
Bastão fino de madeira ou vidro (cabo de talher)
Um filtro de café.
Uma cebola grande;
2. Reagentes:
Meio copo de água filtrada;
Uma colher de chá de sal de cozinha;
Uma colher de sopa de detergente;
Meio copo de álcool gelado.
3. Procedimento Experimental
Primeiramente, foi colocado o álcool no refrigerador, um dia antes da experiência.
No dia seguinte, foi dado início ao experimento, colocando-se meio copo de água mineral, e misturando-se o detergente e o sal, vagarosamente para não espumar.
Em seguida, foi picada a cebola em cubos pequenos e adicionada à solução anterior, e logo após, cozida em banho-maria por 15 minutos.
Após o cozimento, a mistura foi filtrada e esfriada por 5 minutos no congelador.
Na sequência, foi adicionado o álcool à mistura, suavemente, de maneira a formar duas fases. Decorridos mais 10 minutos estava pronta a experiência, podendo-se verificar claramente a cadeia de DNA logo acima da fase aquosa da solução.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Observou-se o DNA da cebola a olho nu