Dlna a vida digital
Muito tem se falado atualmente sobre DLNA, que vem sendo incorporada em vários equipamentos eletrônicos, como TVs, consoles de videogames, câmeras digitais e em vários smarphones com Android. Mas o que é DLNA, como funciona e, o mais importante, como podemos utilizá-la em nosso dia-a-dia?
DLNA trata-se de uma entidade fundada por várias empresas de tecnologia, com o objetivo de criar um novo padrão de conectividade entre equipamentos eletrônicos. Entre as empresas que compõem a DLNA, podemos citar grandes nomes, como: AT&T, Cisco Systems, DIRECTV, Dolby, HP, Huawei, Intel, LG, Microsoft, Motorola, Nokia, Panasonic, Samsung, Sharp, Sony
A DLNA foi criada pela Sony, em junho de 2003, e hoje tem mais de 250 empresas associadas, contando com representantes dos mais diversos seguimentos.
O que preciso para usar DLNA?
Para usar o padrão DLNA é preciso, antes de qualquer coisa, ter dispositivos certificados pela DLNA. Procure pelo logotipo DLNA no equipamento, na embalagem ou no manual. Claro que você precisará de pelo menos dois eletrônicos diferentes, ambos certificados, para que haja uma conexão entre eles. Além disso, será necessária uma rede doméstica, com ou sem fios, para que seja possível a troca de dado. exemplo de certificado dlna:
Com o dlna você pode:
• Encontrar e reproduzir filmes: vídeos armazenados em um servidor NAS que pode atuar como central de mídia vão direto para a TV da sala
• Enviar e exibir fotos: uma câmera com DLNA habilitado envia fotos para o televisor, que mostra as imagens.
• Encontrar, exibir e enviar música: assim como os filmes, vale para música também. Um dispositivo portátil, como um celular, pode achar as músicas no PC e enviar para o home theater da sala.
• Enviar fotos para arquivo: do mesmo modo que as músicas, as fotos de uma câmera vão direto para o servidor NAS para backup.
• Imprimir fotos: por Wi-Fi.
Modelo de conexão DLNA.
O grande desafio do