Diário de Observação
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
FELIPI MARQUES
TRABALHO DE PEDAGOGIA:
Diário de Observação
Trabalho apresentado como requisito para avaliação parcial na Disciplina de Psicologia da Aprendizagem do Curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.
ORIENTADOR: prof. Marcia Gil
RIO DE JANEIRO – RJ
2013.12
Diário de Observação – Ana Paula
Introdução
Ana Paula têm cinco anos, filha de pais separados, mora com a mãe que tem um salão de beleza e com o irmão de 22 anos que trabalha num restaurante. Seu pai é taxista, eles se vêem de 15 em 15 dias, com totais liberdades para se encontrarem quando quiser.
Mora em apartamento, em que tem contato com duas crianças (dois meninos – um de dois anos e outro de sete). Desde a separação, dorme com a mãe.
É uma criança muito agitada, esperta, inteligente, sapeca, comunicativa, de uma personalidade muito forte. Uma criança apaixonante, daquelas que qualquer um gostaria de ter como filho. Gosta de ir ao shopping, parque, cinema, pintar, desenhar, é apaixonada por praia e viajar. Come muitas frutas e legumes.
Enquanto a mãe trabalha no salão, ela é cuidada pela vizinha do salão.
Nossos encontros aconteceram no meio da rua, no salão, na minha casa e em um aniversário.
Dia 25 de Agosto – Escola
Estuda em escola particular, cursa o Alfa 1, no qual está sendo alfabetizada, reconhece letras e números, tem dificuldades com palavras com a letra”R”. Gosta de estudar, sabe dividir as coisas com os colegas, faz o dever de casa assim que chega.
Dia 28 de Setembro - Primeira vez no Dentista.
A mãe tinha marcado consulta no pediatra, porém, com a proximidade do consultório do dentista a mãe resolveu levá-la. Ao saber ela ficou assustada, mas depois se tranqüilizou. Muito curiosa, perguntava sobre tudo que tinha no consultório (peças, flúor, massa, tudo que estava ao seu olhar). Após a visita, começou uma maior