Diário de leitura
Diário de leitura
Mateus Tolentino de melo
patos de minas
2014
mateus tolentino de melo
Diário de leitura
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina Projeto Integrador, do curso de Ciências Contábeis, do Centro Universitário de Patos de Minas, sob a orientação da Professora Me. Adriana de Lanna Malta Tredezini.
patos de minas
2014
O diário de leitura: ferramenta para uma leitura crítica do texto
Para começar a conversa...
Você já sabe que, para fazer uma resenha, é preciso resumir e apresentar sua opinião, de forma argumentada, sobre o texto original. Assim, antes de tudo, é necessário que haja uma leitura atenta e que haja questionamentos que poderão ser utilizados para seu posicionamento enquanto resenhista do texto lido. Nesta seção, trabalharemos com um instrumento que vai ajudá-lo a ter uma atitude de leitor ativo, interativo e crítico diante dos textos, o que pode ajudá-lo a ter opinião mais segura e fundamentada sobre o texto lido. O instrumento com que vamos trabalhar a seguir é o diário reflexão de leitura.
1. A fim de melhor compreender esse tipo de produção, leia alguns exemplos de diários de leitura feitos por alguns estudantes a respeito dos livros que estavam lendo.
Exemplo 1
(...) Tá lido. Acho que o processo de leitura é assim também... a gente lê umas coisas, fica de greve delas, passa a ler outras, descobre outras coisas, inclusive que a gente vai ficar chato demais se só ler aquilo, aí volta a ler outras coisas e outras e mais outras. É como ler um livro, a gente lê e a leitura continua mesmo depois de finda, na livraria, nas conversas, na aula, no sonho. E afinal, o que é a vida da gente, se não uma leitura que mesmo depois de acabada continua na