Divisão Hidrográfica do Brasil
Introdução 4
Divisão Hidrográfica do Brasil 5
Distribuição das águas no Brasil 6
Comparação e relação entre as Bacias hidrográficas e a recente escassez de agua no estado de São Paulo 7
Conclusão 9
Referências Bibliográficas 10
Introdução
Embasados em artigos e fenômenos das aguas em todo o território nacional, efetuando o levantamento das principais divisões hidrográficas brasileira, que é a maior de todo o planeta. Mesmo contado com a maior bacia rede hidrografia mundial o país ainda enfrenta sérios casos de má distribuição em determinadas regiões, e levando a principal comparando sobre o contraste apresentado pela recente escassez de aguas na cidade de São Paulo.
Divisão Hidrográfica do Brasil
A bacia hidrográfica pode ser também denominada como bacia de drenagem, é uma região em que ocorre o alocamento de agua. Com as características topográficas, a agua de diversos tipos de fonte, como: agua da chuva, rios e córregos, desaguam num outro rio, formando assim as bacias hidrográficas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), no Brasil existem 12 bacias hidrográficas, porém, as principais, são: a bacia Amazônica que é também, a maior do Planeta, do Tocantins, bacia do Paraná e a bacia do rio São Francisco. Emparelhadas, elas cobrem em media 80% do território nacional, no entanto de forma irregular.
A bacia hidrográfica Amazônica fica localizada na região Norte do Brasil, sua extensão é de 7 milhões de quilômetros quadrados. Fazem parte dessa bacia os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.
Já a bacia hidrográfica do Tocantins, com cerca de 770 mil quilômetros de extensão, situada nas regiões Central e Norte do Brasil, abrange os estados do Tocantins, Goiás, Pará e Mato Grosso do Sul.
A bacia hidrográfica do Rio Paraná, ou bacia Platina compreende os países Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, no Brasil ela