Adm produção
1- Qual a diferença entre PERT e CPM?
PERT e CPM utilizam principalmente os conceitos de redes (grafos) para planejar e visualizar a coordenação das atividades do projeto. Enquanto PERT é o cálculo a partir da média ponderada de 3 durações possíveis de uma atividade, CPM é um método de apuração do caminho crítico dada uma sequência de atividades, isto é, quais atividades de uma sequência não podem sofrer alteração de duração sem que isso reflita na duração total de um projeto. Desta maneira, classificando-os em função do tratamento, a rede PERT é probabilística e o CPM é determinístico.
2- O que se entende por caminho crítico de um projeto?
O caminho crítico é a sequência de atividades que representa o caminho mais longo de um projeto, que determina a menor duração possível de um projeto. Se o prazo final for excedido, é porque no mínimo uma das atividades do caminho crítico não foi concluída na data programada.
3- Sempre existe um caminho crítico em um projeto? Justifique.
Sim. É completamente possível, o caminho crítico pode mudar durante a execução do projeto, é só ocorrer um atraso em uma atividade ao ponto de transformar o seu caminho em crítico. E isso, na verdade, é bem comum acontecer e serve para permitir a avaliação dos níveis de recursos que são necessários para desenvolver um projeto.
4- Que dados são necessários para que se tenha o custo do projeto?
Dos recursos envolvidos, das matérias-primas e de operação (diretos e indiretos).
5- O que significa folga total de uma atividade?
É o tempo que uma atividade pode atrasar sem comprometer o total de seu projeto. A Folga Total é a maior folga disponível, portanto, ao usar a Folga Total no processo de nivelamento, teremos maior mobilidade, e, portanto maior possibilidade de otimizar a distribuição dos recursos. Em compensação, eventualmente ao consumirmos a folga total, as tarefas subsequentes iniciarão em suas datas mais tarde,