Divisão celular
DE PRESIDENTE PRUDENTE
CURSO DE PSICOLOGIA
PENSANDO SOBRE A DIVISÃO CELULAR
Thalita Monteiro Correia
Presidente Prudente – SP
2013
1- Quais as fases do Ciclo Celular e em qual subfase a célula faz todas as suas funções normais?
A vida da maioria das células pode ser dividida em dois momentos: quando ela não está se dividindo e quando se desenrola o processo de divisão celular. É dividida em 2 etapas a fase M com a prófase, anáfase, telófase e citocinese; e a interfase com o G1, S e G2. As funções normais de uma célula são feitas na subfase G1.
2- Quais as fases da Mitose e o qual o principal evento ocorrido em cada uma delas?
A mitose é um processo de divisão celular, característico de todas as células somáticas vegetais e animais. É um processo contínuo que é dividido didaticamente em cinco fases: Prófase, metáfase, anáfase, telófase, nas quais ocorrem grande modificações no núcleo e no citoplasma.
* Prófase: A prófase começa com o aumento do volume nuclear e com a condensação da cromatina, formando os cromossomos.
* Metáfase: Os cromossomos atingem seu grau máximo de condensação e se colocam no equador do fuso. Pelo centrômero os cromossomos estão ligados às fibras do fuso.
* Anáfase: A anáfase começa pela duplicação dos centrômeros, libertando as cromátides, que agora passam a ser denominadas cromossomos-filhos. Em seguida, as fibras cromossômicas encurtam, puxando os cromossomos para os pólos do fuso.
* Telófase: Agora, os cromossomos chegam aos pólos e sofrem o processo de descondensação. A membrana nuclear reconstitui-se a partir do retículo endoplasmático. Os nucléolos tomam a se formar na altura da constrição secundária de certos cromossomos, os chamados cromossomos organizadores nucleolares. Assim termina a divisão nuclear ou cariocinese, produzindo dois novos núcleos com o mesmo número cromossômico da célula-mãe. A seguir, acontece a divisão do citoplasma ou citocinese. Na região equatorial, a membrana