divisão celular
Cromossomas são moléculas específicas que carregam toda a informação hereditária, desde a altura até à cor dos olhos. Eles são feitos de proteínas e uma molécula de ADN, que contém as instruções genéticas de um organismo, passada dos pais. Nos seres humanos, animais e plantas, a maioria dos cromossomas estão dispostos em pares dentro do núcleo de uma célula. Os seres humanos têm 22 pares de cromossomas, chamado autossomas. Os seres humanos têm um par adicional de cromossomas sexuais totalizando 46 cromossomas. Estes últimos são referidos como X e Y, e a sua combinação determina o género da pessoa.
As fêmeas humanas têm dois cromossomas XX, enquanto os machos possuem um par XY. Este sistema XY de determinação do género é encontrado na maioria dos mamíferos, bem como em alguns répteis e plantas. Ter cromossomas XX ou XY é determinado quando um espermatozóide fecunda um óvulo.
Ao contrário de outras células do corpo, as células do óvulo e do esperma - chamados gametas - possuem apenas um cromossoma. Os gâmetas são produzidos por meiose, divisão celular, o que resulta nas células divididas terem metade do número de cromossomas da matriz, ou das células progenitoras. No caso dos seres humanos, isto significa que as células-mãe têm dois cromossomas e os gâmetas apenas um.
Durante a fertilização, os gâmetas masculino e feminino fundem-se para formar um zigoto. O zigoto contém dois conjuntos de 23 cromossomas, obtendo 46 desejado. Todos os gâmetas nos óvulos da mãe possuem cromossomas X. Os espermatozóides do pai contém cerca de metade X e Y, sendo assim o fator variável na determinação do género do bebê. Se o esperma carrega um cromossoma X, que vai combinar com o cromossoma X do óvulo, forma um zigoto feminino. Se o esperma carrega um cromossoma Y, irá resultar num macho.
Enquanto os cromossomas noutras partes do corpo são do mesmo tamanho e forma - formando um par idêntico -