Divisão celular
DEPARTAMENTO DE ENSINO SUPERIOR E TECNOLÓGICO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
FERNANÇO DOS REIS RODRIGUES OLIVEIRA
DIVISÃO CELULAR
Zé Doca, Ma
2014
FERNANÇO DOS REIS RODRIGUES OLIVEIRA
DIVISÃO CELULAR
Zé Doca, Ma
2014
SUMÁRIO
Introdução 04
1. Divisão celular 05
1.1 Mitose 05
1.2 Meiose 07
Referências
INTRODUÇÃO
A maioria de nossas células é substituída várias vezes durante a vida. Assim, de certa maneira, nosso corpo é continuamente reconstruído enquanto vivemos. Neste exato momento centenas de milhares de células do nosso corpo estão se reproduzindo: células da epiderme multiplicam-se para repor continuamente as que morrem e cujos restos formam a camada córnea da pele; unhas e cabelos crescem graças à incessante formação de novas células em suas bases; na medula de certos ossos, células se multiplicam para originar hemácias e leucócitos do sangue.
O processo pelo qual uma célula se reproduz e origina células-filhas é denominado divisão celular. Essa é a maneira pela qual organismos unicelulares se multiplicam, possibilitando o crescimento. Cada um de nós já foi uma única célula, a partir da qual surgiram, por divisões sucessivas, as dezenas de trilhões de células que formam nosso corpo.
1. DIVISÃO CELULAR
A divisão celular, como já dito, é um processo pelo qual as células se multiplicam ou dividem-se. Neste caso, dividir significa duplicar, originando duas ou mais células filhas semelhantes à célula mãe ou progenitora. A capacidade de divisão celular é variada em relação ao tipo de célula e a sua função. Todos os organismos uni e pluricelulares tem a capacidade de se reproduzirem para manutenção da espécie, logo