Divisao Geografica
Difinição
A palavra Geografia é de origem grega (Geographos), onde “Geo” significa “Terra” e “graphos” significa escrever. Assim, tem-se Geografia como “descrição da Terra”. Embora este conceito seja importante para denotar a origem da palavra, ele é muito restrito e, no entanto, não devemos usá-lo como definição para a Geografia, devido às proporções adquiridas por esta ciência no decorrer do tempo.
Mas, como podemos definir Geografia?
Essa é uma pergunta muito difícil de responder, uma vez que nem os grandes pensadores geográficos da antiguidade (e até mesmo os atuais) chegaram a um consenso. Mas, observando as definições propostas por esses pensadores, uma coisa parece ser mais comum entre suas definições: a inclusão do espaço como objeto de estudo da ciência geográfica. O que não resolve o problema. Pois, assim como a Geografia, o significado de espaço também é multiconceitual.
No entanto, para definir a Geografia é extremamente importante saber o que significa espaço, caso contrário, a definição volta às suas origens (descrição do espaço).
Na Geografia, quando se fala em espaço não se refere apenas ao espaço cartesiano, mas o espaço produzido através das relações entre o homem e o meio que, no entanto, o caracteriza como espaço geográfico. Pra facilitar o entendimento, vou citar um exemplo:
Ao observar uma paisagem, estamos presenciando o que a visão pode nos proporcionar de imediato; uma imagem estática. A partir do momento que há interesse em saber a origem, as alterações ocorridas e, ainda, quem vive e como vive nesta paisagem, ou seja, quando passamos a analisar e questionar a existência da mesma, o espaço deixa de ser um mero espaço e se torna um espaço geográfico.
Durante toda minha vida estudantil, um conceito se apoderou da minha mente de uma forma impressionante: Geografia é a ciência que estuda o espaço. Nunca aceitei muito bem esse conceito porque a visão que eu tinha de espaço era muito restrita. Quando passei a