Diverticulite
DEFINIÇÃO
O divertículo é uma herniação ou projeção saculiforme da mucosa através da massa muscular, geralmente do cólon. A protrusão ocorre freqüentemente no ponto em que a artéria nutriente atravessa a massa muscular, interrompendo a integridade da parede do cólon.
A diverticulose afeta principalmente o cólon sigmóide, e isso pode ser devido a uma maior necessidade de intensas contrações musculares pelo cólon sigmóide. Assim, contrações de maior amplitude, combinadas com a presença de fezes constipadas, resultam no aparecimento destes divertículos.
SINTOMAS
Os sintomas iniciais, típicos de diverticulite, são:
• dor abdominal espontânea
• dor à palpação na parte inferior esquerda do abdomem
• febre
Porém, são facilmente confundidos com sintomas de apendicite e câncer do intestino grosso ou do ovário. Para assegurar o diagnóstico correto, é aconselhada a realização de uma tomografia computadorizada (TC), enema opaco e uma ultrasonografia ou colonoscopia.
A cirurgia exploradora pode ser necessária para se confirmar o diagnóstico.
DIAGNÓSTICO
Ao exame físico, o paciente com diverticulose tem uma sensibilidade aumentada ou dor à palpação na parte inferior esquerda do abdome. O Enema Opaco (Raio X do intestino grosso com colocação de contraste por via retal) é o exame que mais informações fornece quanto à localização, quantidade e extensão da doença. A retossigmoidoscopia ou colonoscopia (visualização direta do interior do intestino através de endoscópios introduzidos através do ânus) identificam os óstios (bocas) dos divertículos e servem também para diferenciar a diverticulose de outras doenças do intestino que possam causar sangramento, dor ou obstrução (câncer, pólipos, inflamação da mucosa, etc). Quando há diverticulite, pode não estar indicada a imediata realização de enema opaco ou colonoscopia. Nessa circunstância, além do exame direto do paciente pelo médico mostrar alterações evidentes, os exames de sangue podem ter sinais de