diversosatodos
1207 palavras
5 páginas
Mantega anuncia que desoneração da folha será permanenteAtualmente, 56 setores da economia são beneficiados, mas um quer sair.
Setores contemplados realizaram contratações, diz ministro da Fazenda.
Alexandro Martello Do G1, em Brasília
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou nesta terça-feira (27), após reunião de industriais com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, que os setores da economia já incluídos com o processo de desoneração da folha de pagamentos, que assim desejarem, terão esse benefício de forma permanente. Se não fosse renovado, ele perderia a validade no fim deste ano. saiba mais
Governo vai manter jornada semanal e desoneração da folha, diz ministro
Dilma sanciona desoneração da folha de mais setores produtivos
Dilma sanciona, com vetos, lei que desonera folha de pagamento
Governo anuncia desoneração da folha no setor da construção civil
"Vamos mandar uma lei para tornar a desoneração permanente. Não acredito que haja qualquer dificuldade de aprovação desta lei no Congresso", declarou o ministro da Fazenda a jornalistas.
Atualmente, 56 setores da economia usufruem do benefício - que começou a ser implementado gradualmente pelo governo federal em 2011, com o lançamento do plano Brasil Maior. Um setor (não informado) manifestou interesse em sair do processo e deverá ser excluído.
Com a desoneração da folha de pagamentos, os setores beneficiados pagam o equivalente a entre 1% e 2% de seu faturamento - em vez dos 20% do pagamento da contribuição das empresas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que existia anteriormente. Ao tirar tributos incidentes sobre os salários dos trabalhadores, o governo estimula a geração de empregos no país e melhora a competitividade das empresas brasileiras.
Setores deram emprego
Segundo Mantega, a desoneração da folha de pagamentos é importante para a exportação. "Torna os setores mais competitivos. O objetivo [da medida, quando foi anunciada, em 2011] era reduzir