Diversos
Emilia Ferreiro: construtivismo e alfabetização
Emilia Beatriz Maria Ferreiro Schavi
Nascida em 1936 na Argentina. Graduou-se em psicologia pela Universidade de Buenos Aires . Em 1970 doutorou-se na Universidade de Genebra com a tese “As relações temporais na linguagem infantil ”teve como orientador Jean Piaget.(18961980) Trabalhou como pesquisadora e assistente de Jean Piaget.
Continuação
1974- Voltou para a Argentina e Trabalhou como professora na Universidade de Buenos Aires 1974-1976- Fez um trabalho experimental nas escolas primárias e infantis com o objetivo de compreender por que ocorria o fracasso nessas faixas etárias. 1979- Escreveu a obra “ O sistema da escrita e o desenvolvimento infantil” juntamente com a pedagoga Ana Teberosky 1985 - Essa obra chegou ao Brasil com o nome de “ Psicogênese da língua escrita . Essa obra devido ao golpe militar argentino , foi lançada primeiramente no México. 1979- Mudou-se para o México e trabalhou no departamento de Investigações Educativas.
Quais foram as bases para essa nova concepção?
Emilia Ferreiro compactuou com ideia de Piaget onde a aquisição do conhecimento ocorre devido a atuação do sujeito em interação com o objeto do conhecimento. Além disso entrou em contato com as ideias do psicolinguista Noam Chomsky .Ele acreditava que a criança chegava à escola com algum conhecimento linguístico-” Gramática Generativa” Em seu trabalho de pesquisa entre 1974 e 1976 concluiu que a criança, mesmo muito pequena , traz consigo conhecimento.
Dessa forma, ela e sua colaboradora, Ana Teberosky verificaram que a forma como as escolas vinham alfabetizando as crianças na década de 60 eram contrárias as ideias de Piaget.
Continuação
No decorrer dos anos 90, uma polêmica que se instala está relacionada às especificidades e à abrangência do termo alfabetização. Essa discussão ocorre pois os novos estudos desejam provar que a alfabetização não se