Diversos
A criança era uma consequência da família. Ela não era querida, desejada, era um adulto em miniatura. Era uma criança passiva sem direitos. A escolarização era na própria família e o centro do processo educativo era o professor.
Concepção de infância na modernidade
O centro do processo educativo é a criança. A criança passa a ser desejada e é construtora do seu conhecimento e passa a ser planejada.
Concepção de infância na Pós- modernidade
O centro do processo é no ensino aprendizagem.
Aspectos legais * 4024/64: Não aponta nada, e nem faz menção a Educação Infantil. * 5692/71: Das pré-escolas/ distinção de creche (pobre e assistencialista) e Jardim de infância (rica /exercícios de prontidão). * 9394/96: Lei mais importante vai juntar a Educação Infantil e a Educação Básica.o cuidar e o educar acontecem simultaneamente.
1998-PCNS/RCNEI
Desenvolvimento integral: * Físico: Característica da faixa etária dos 03 aos 04 anos.
Grande atividade motora: corre, salta, começa a subir escadas, pode começar a andar de triciclo; grande desejo de experimentar tudo;. Atividades para trabalhar fora e dentro ( Coelhinho sai da toca). * Emocional: Começa a reconhecer os seus próprios limites, pedindo ajuda; Imita os adultos; * Cognitivo: Utiliza bastante a imaginação: início dos jogos de faz-de-conta e dos jogos de papéis; Compreende o conceito de "dois"; Atividade a brincadeira do faz de conta que estimula o faz de conta. * Social: Começa a interessar-se mais pelos outros e a integrar-se em atividades de grupo com outras crianças; Atividades que estimulam o trabalho em grupo. * Afetivo: Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança;
PPP- áreas- Curriculo é um norte/direção- dentro do documento maior PPP- Diretrizes curriculares: documento que fala de intenções educativas.
Áreas da Educação Infantil * Movimento: O movimento humano é portanto mais que um simples deslocamento do corpo no