Diversos
Controle de Qualidade de Madeiras da Região Amazônica
Manaus / AM
Controle de Qualidade de Madeiras da Região Amazônica
Trabalho desenvolvido durante a disciplina ORAGANIZAÇÃO E ADMINIST. DE SISTEMAS DE QUALIDADE, como parte da avaliação referente ao 1° bimestre.
Manaus / AM
Introdução
O presente trabalho faz uma abordagem sobre o controle de qualidade de madeiras da região amazônica. O grande número de espécies encontrado nas florestas tropicais úmidas tem sido mencionado frequentemente como um dos principais obstáculos a uma utilização mais intensiva da madeira em países em desenvolvimento. Também descreve dois exemplos de como o conhecimento da anatomia e das propriedades físicas e mecânicas das espécies abundantes.
Desenvolvimento
A Amazônia Brasileira embora seja considerada a maior reserva florestal tropical do mundo, somente nos últimos anos é que esta abastecendo os mercados de outras regiões do País, principalmente as regiões Nordeste, Sudeste e Sul. A madeira de peroba-rosa, que é hoje quase toda importada do Paraguai, esta ficando cada vez mais cara e, com isso grande parte das madeiras consumidas nas regiões mencionadas está vindo da Amazônia.
A base para esta experiência bem sucedida teve dois componentes principais: a- Avaliação criteriosa dos recursos florestais e da capacidade industrial dos produtores de dormentes da região amazônica; b- Inspeção efetiva e procedimentos de controle de qualidade, baseando-se em especificações técnicas apropriadas, em todos os níveis de produção.
Consideradas com qualidades potenciais, mesmo ainda não estudadas, foram submetidas a alguns testes de laboratório, na divisão de madeiras do instituto de pesquisas tecnológicas do Estado de São Paulo: a- Ensaios físicos e mecânicos : densidade, retratibilidade volumétrica e linear, modulo de elasticidade na compressão nos planos radial e tangencial. b- Ensaios de durabilidade natural e