Diversos
João 6:16-21
Outras referências
Mateus 14 - 22: Jesus manda que fossem ao barco (antes de partirem) - 23: Jesus estava orando
- 24: O barco havia partido e estava açoitado pelas ondas (ref.vers.17-18) (Marcos 6:48-Se fadigavam em remar)
- 26: Dizem que é um fantasma(ref.vers.19)
-28-31: Pedro “dúvida” que seja realmente Jesus e pede pra ir ao mar junto de Jesus, mas não confia em Deus e começa a afundar. Jesus diz que Pedro é homem de pouca Fé e indaga sua o motivo de duvidar.(antes de entrar no barco)
- 32: Jesus sobe ao barco e o mar se acalma.
-33-36: Maravilharam-se e milagres acontecem através de Jesus.
Explanação
Em Mateus 22 e 23 vemos que Jesus manda que os discípulos vão ao barco e sai pra orar. Chegando o entardecer os discípulos não esperam por Jesus e saem ao mar. E por conta do vento contra, em Mateus lemos a expressão de que são açoitados pelas ondas, e em Marcos diz que eles fadigavam em remar.
Podemos ver nesse ponto que em certas circunstâncias da vida não esperamos por Jesus e prosseguimos por nossas contas. Quando Jesus os envia ao barco, acredito que não seja pra que prosseguissem sem Ele, mas que o aguardassem o tempo que Ele precisava e assim, prosseguissem no melhor momento. Lembramos assim da passagem de Eclesiastes 3:1-8, que fala que “tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. O fato de prosseguirem sem esperar a Deus, não necessariamente diz que estavam indo para o caminho errado, tanto porque Jesus já havia dito que rumo tomar (Cafarnaum), mas vemos que adiantaram o tempo e tiveram problemas.
O mar estava agitado, as ondas batiam no barco, eles remavam contra o vento, e isso mostra que sem Jesus na nossa vida, podemos escolher o tempo errado e nos precipitarmos, enfrentando assim as conseqüências que a vida nos impõe.
Nesse momento Jesus vai até os discípulos para os acalmarem, e livrar dos