diversos
FATOS CONTÁBEIS são ocorrências que ALTERAM a composição do Patrimônio, seja em seu aspecto qualitativo ou específico, seja em seu aspecto quantitativo ou estatístico.
Não confundir FATO com ATO administrativo.
O ATO ADMINISTRATIVO, ao contrário do FATO ADMINISTRATIVO, não produz de imediato qualquer alteração no Patrimônio.
PATRIMÔNIO, SOB O PONTO DE VISTA CONTÁBIL, É O CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES VINCULADOS A UMA PESSOA QUALQUER, SEJA FÍSICA OU JURÍDICA.
Como você vê, o conceito de Patrimônio abrange tudo aquilo que a pessoa TEM (Bens e Direitos) e tudo aquilo que a pessoa DEVE (Obrigações).
Os Bens e Direitos constituem a parte positiva do Patrimônio. Por isso a chamamos de ATIVO.
As Obrigações representam a parte negativa do Patrimônio. Chamamo-la de PASSIVO.
Costumamos definir BEM como qualquer coisa que possa satisfazer a uma necessidade humana e que seja suscetível de avaliação econômica.
Os bens podem ser: moveis e imóveis, tangíveis e intangíveis.
Em Contabilidade, porém, a expressão DIREITOS significa “valores a receber de terceiros”, “créditos contra terceiros”, como: duplicatas a receber, salários a receber, alugueis a receber, e ainda aplicações de recursos em propriedades imateriais, como: ações, direitos de uso de telefone, direitos de exploração de minas ou florestas etc.
Obrigações
Significam as DÍVIDAS, valores a serem pagos a terceiros, como: salários a pagar, aluguéis a pagar, duplicatas a pagar, contas a pagar etc.
Da forma os direitos dos acionistas, sócios ou titular da empresa individual, também constituem obrigações, em relação aos patrimônio da pessoa jurídica.
Por sua natureza especial, tais obrigações formam uma parte do passivo denominada SITUAÇÃO PATRIMONIAL LÍQUIDA.
Marketing
“Marketing é a atividade, o conjunto de conhecimentos e os processos de criar, comunicar, entregar e trocar ofertas