diversos
Desenvolvimento de uma Luminária de convenção envolvendo conceitos de sustentabilidade e embasamento teórica.
1.2 Objetivos
Objetivo foi executar um projeto de uma luminária de convenção utilizando os em seu próprio eixo através da convenção de calor.
1.3 Fundamentação Teórico
O abajur funciona a partir do processo físico de convenção que nada mais é que a propagação do calor, onde a energia térmica muda de local, acompanhando o deslocamento do próprio material aquecido. Ao acender o abajur após alguns minutos o mesmo começa o rotacional.
1.4 Descrição do Abajur
1.5 Material Utilizado Esquema do Experimento
I. Introdução
Se por muito tempo confundiu-se temperatura e calor e embora estejam de certa forma relacionada, atualmente temos conhecimento de que se trata de conceitos diferentes. Calor é um termo comum, bastante confundido com temperatura, mas que em Termodinâmica tem um significado preciso e importante: é a ciência do calor e do trabalho e estuda os processos em que há transformação de energia, bem como o comportamento dos corpos nestas transformações já a temperatura é matéria é constituída por diminutas partículas e que, numa determinada substância, átomos diferentes podem agrupar-se formando moléculas. No entanto, estas partículas não estão estáticas, e sim em constante e caótico movimento ao qual denominamos agitação térmica. A temperatura é, então, uma grandeza que permite avaliar o grau de agitação das partículas de um corpo e é diretamente proporcional ao movimento delas, pois quanto mais energia uma substância possui, maior é o movimento de seus átomos e de suas moléculas. Entretanto, a este movimento está associado certo tipo de energia cinética, denominada energia térmica. A energia térmica total em um objeto é senão, a soma das energias térmicas individuais de todos os átomos, moléculas ou íons neste objeto.
1.6 Calor