diversos
INTRODUÇÃO À PROBLEMÁTICA AMBIENTAL
Prof. Fernando Paiva
O meio ambiente e o bem estar
Apesar das primeiras conferências ambientais terem sido realizadas na década de 1970, foi na década de 1980 que se acentuou a preocupação com o meio ambiente.
A qualidade de vida está comprometida com determinantes oriundos de fatores naturais, alterados pela ação antrópica e da própria expansão do modelo econômico vigente.
Podemos estabelecer duas categorias de ambientes: biogeofísicoquímico e social. Elas nem sempre estão em harmonia e isso compromete a satisfação das necessidades humanas e a saúde psicossomática do homem.
As mudanças sociais podem ser observadas, por exemplo, na densidade populacional e na decorrente necessidade do aumento da demanda de serviços essenciais, o que nem sempre é compatível com a qualidade de vida.
A natureza e o Universo constituem uma teia de relações em constante interação, o ser humano separa uma parte do mundo para moldá‐la do seu jeito e habitá‐la.
Segundo Brandão (2005), a qualidade ambiental depende de uma série de pré‐requisitos que devem ser observados e que vão desde a preservação vegetal, hídrica, atmosférica, até a destinação do lixo, saneamento e preservação do patrimônio histórico‐cultural. O mesmo se refere à qualidade de vida, para a qual ele sugere programas de educação que previnam doenças, contaminação ambiental e que ofereçam relações saudáveis de trabalho, erradicação da exploração infanto‐juvenil, equipamentos e serviços públicos, habitação, identidade, cidadania, escolarização e programas educativos.
Existe um sentido econômico e social na apropriação de recursos e na organização do espaço, que surge dentro do contexto da modernidade.
Os grupos humanos são vulneráveis às variações da natureza, mas também contribuem para o seu agravamento, assim como mudam as relações