Respiração e Fermentação
Inspiração de O2 e expiração de CO2
“respiração”
Processo de oxidação orgânicas pela célula
de
moléculas
Os processos através dos quais ocorre liberação da energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos são a respiração e a fermentação
FERMENTAÇÃO
Processo anaeróbio de degradação da glicose que ocorre no citoplasma, semelhante à glicólise, onde o ác. pirúvico (ou piruvato) é convertido em um produto final que pode variar de acordo com o organismo:
Ác. pirúvico
GLICOSE
Ác. pirúvico
Ác. pirúvico
álcool etílico = fermentação alcóolica (leveduras, bactérias algumas células de vegetais superiores) ácido acético = fermentação acética (bactérias) ác. lático=fermentação lática (bactérias, alguns protozoários e fungos e células musculares)
Importante: A fermentação é um processo de oxidação incompleta porque a glicose não é totalmente “quebrada”. Cada molécula de glicose degradada produz apenas 2 ATP.
RESPIRAÇÃO CELULAR AERÓBIA
Respiração celular: liberação de energia contida nas ligações químicas dos compostos orgânicos
(glicose), através de reações de oxidação que ocorrem nas mitocôndrias:
C6H1206 + 6O2
6CO2 + 6H2O +
energia
Isto ocorre em duas fases:
Sem O2
ANAERÓBIA
Glicólise (“quebra” da molécula de glicose)
No citoplasma
Com O2
AERÓBIA
Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória
Na mitocôndria
Glicólise: quebra ou degradação da molécula de glicose que se transforma em duas moléculas de ácido pirúvico, com formação de 2 NADH2 e um saldo de 2 ATP (produz 4 e gasta 2).
Saldo da reação: 2 moléculas de ácido pirúvico
4 ATP produzidos – 2 ATP consumidos = 2 ATP
2 NADH2 ( x3 ATP na C.R) = 6 ATP_________
Total= 2 ác. Pirúvicos e 8 ATP
Ciclo de Krebs: ocorre na matriz mitocondrial, é a oxidação do ácido pirúvico e sua conversão em CO2 e H2. Cada molécula de ácido pirúvico penetra na mitocôndria e se transforma e ácido acético, com perda de CO2 e de