diversos
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
PROFESSOR RONALDE GERARD SILVA
PROTOCOLO DE HIPÓFISE
TERESINA
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGICAS DO ESTADO DO PIAUÍ-UNINOVAFAPI
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA
RESSONÂNCIA MAGNÉTICA
PROFESSOR RONALDE GERARD SILVA
PROTOCOLO DE HIPÓFISE
TERESINA
2013
INTRODUÇÃO
A hipófise também denominada glândula pituitária, é uma pequena glândula com cerca de 1 cm de diâmetro. Aloja-se na sela túrcica ou fossa hipofisária do osso esfenoide na base do cérebro. Está localizada abaixo do hipotálamo e posteriormente ao quiasma óptico, sendo ligada ao hipotálamo pela haste pedúnculo hipofisário ou infundíbulo, é envolvida pela dura - máter (exceto o infundíbulo). A hipófise é considerada uma glândula mestra, pois secreta hormônios que controlam o funcionamento de outras glândulas, sendo grande parte de suas funções reguladas pelo hipotálamo.
Possui dimensões aproximadas a um grão de ervilha, pesando de 0,5 a 1 grama. Do ponto de vista fisiológico, a hipófise é divida em duas partes distintas: o lobo anterior (adeno - hipófise) e o lobo posterior (neuro - hipófise). A adeno-hipófise possui origem de células epiteliais, enquanto a neuro - hipófise possui origem nervosa.
Exames de imagem são frequentemente solicitados para investigação de patologias nesta área. A RM é o método de escolha para avaliação de lesões da região selar, para-selar e supra-selar, com clara identificação da sela turca, adeno e neuro hipófise, haste hipofisária, seios cavernosos, cisternas adjacentes, meninges, carótidas, pares cranianos e região hipotálamo-quiasmática, sendo excelente método para definição de adenomas, meningeomas, aneurismas, gliomas, cistos,